Friday, September 20, 2019

Ataque à liberdade

 
STAATSPERSONLICHKEIT: Mal traduzido, "guerra de aniquilação contra a ideia de Estado enquanto pessoa jurídica". Expressão utilizada em 1902,  por Otto van Gierke ,  que Reinhard Holm, constitucionalista e membro da Jungdeutscher Orden  (Ordem Dos Jovens Alemães), recuperou  em 1933.  
Holm teorizou bastante  sobre a oposição entre a   democracia burguesa-constitucional e a verdadeira democracia  Alemã. A ideia era enterrar o liberalismo e o individualismo e fazer ascender a ideia de comunidade e de comunidade-nacional: "A pedra angular  da lei constitucional já não é o Estado enquanto pessoa de direito , mas  mas a comunidade nacional".
É repetitivo. No comunismo, no islamismo integrista, no nazismo: a comunidade acima de tudo.  O  que pode ser novo é uma leitura diferente : até que ponto , na velha democracia constitucional-burguesa, não vamos assistindo   ao afloramento de alguns ideais comunitários, expressos por uma minoria, em detrimento da liberdade individual de escolha?
 
A justificação para este  enfraquecimento é com frequência um bem maior, um imperativo categórico que uma qualquer pequena comunidade decreta  total em nome da comunidade maior. Várias bandeiras são acenadas, formando públicos controlados por campanhas mediáticas apoiadas em vinculações políticas. O caso Trudeau é exemplar:  as identificações são automáticas  e introduzem compulsões ao exercício de um poder de desqualificar ( como aplica Silvina Lopes ao caso da arte em que tudo-é-possível-tudo-se equivale).

Já não nos é mostrado nada, dão-nos  uns óculos graduados pelo sectarismo.





No comments:

Post a Comment